segunda-feira, 14 de junho de 2010

Lei de Moore

Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, foi o autor de uma lei que ficou bastante conhecida no mundo tecnológico e que ainda hoje vigora, mais de 40 anos depois.
A 14 de Abril de 1965, Gordon Moore publicou na Electronics Magazine um artigo de onde previu que a complexidade dos circuitos integrados iria duplicar, anualmente, com uma correspondente redução de custos. Esta observação, mais tarde chamada de Lei de Moore:
Está na base de enormes saltos no progresso, permitindo, por exemplo, que uma indústria dos semi-condutores em evolução criasse o microprocessador, o cérebro dos computadores, e muitos outros circuitos integrados que permitiram “trazer à luz do dia” os computadores pessoais, a Internet, telemóveis e os jogos de vídeo.
E ao fim de 40 anos, esta Lei ainda continua por cá. Basta olhar o que aconteceu nestas últimas 4 décadas para perceber. Em 1980, um aparelho capaz de armazenar um gigabyte custava milhares de euros e ocupava literalmente um armário. Hoje, ocupa literalmente o tamanho de uma moeda e por um preço bastante menor. A figura abaixo comprova isso. Cada vez mais é possível pôr ainda mais transístores dentro de um microprocessador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário